Este blog é destinado à divulgação da Abadá-Capoeira em Nova Friburgo e no mundo.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projeto Social ABADÁ CAPOEIRA - Nova Friburgo


Teve reinício neste dia 22/02/2011, o projeto
 social ABADÁ-CAPOEIRA Nova Friburgo no 
bairro de Amparo, coordenado  pelo graduado Cobaia.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ABADÁ-CAPOEIRA


A ABADÁ-CAPOEIRA tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista utilizando a capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural. Objetivando entre outras coisas a profissionalização do capoeira, procurando resgatar o valor do mestre de capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência. A ABADÁ-CAPOEIRA procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.
Para a ABADÁ-CAPOEIRA, a capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo e acreditamos que deva ser praticada com reverência e merece, de nossa parte, respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a capoeira livre para ser o que é, para a capoeira e o camaleão, mudar é apenas preservar a sua essência.


Academia Fight Co. - Instrutor Cobaia

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jogos de verão 2011 Para de Minas MG 28 e 29/01


VIII Jogos Mundiais


1°Encontro Nacional Abadá Capoeira em Cabo Frio Inst. PIT BULL Janeiro de 2011


Curso de ritmo com Boa Voz


Sistema de graduação ABADÁ-CAPOEIRA


Nosso sistema de graduação tem como referência a natureza. Cada cor predominante, representa uma cor da natureza, com características distintas. Assim, cada corda relaciona-se com um elemento da natureza e recebe no seu uso a importância simbólica dos reinos vegetal, animal e mineral.


Sistema de Graduação Adulto


Iniciante
Corda Crua


Aluno
Corda Crua e Amarela -  Transformação.

Corda Amarela - "O ouro" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.

Corda Amarela e Laranja -  Transformação.

Corda Laranja - "O sol" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado.

Corda Laranja e Azul -  Transformação.

Aluno Graduado 
Corda Azul - "O Mar" - Significa a consciência da imensidão do caminho à percorrer.

Corda Azul e Verde -  Transformação.

Corda Verde - "O pulmão do mundo" - É nessa graduação que se concentra toda força do trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da ABADÁ.


Corda Verde e Roxa -  Transformação.

Instrutor 
Corda Roxa -  "A Ametista" -  É a reflexeção da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da ABADÁ.

Corda Roxa e Marrom - Transformação. 

Professor
Corda Marrom -  "O Camaleão" -  É a cor que caracteriza o estilo. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestres da ABADÁ.

Corda Marrom e Vermelha -  Transformação.

Mestrando
Corda Vermelha - "O Rubi" - É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça.

Mestre
Corda Vermelha e Branca - Transformação. É nessa graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da ABADÁ, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da ABADÁ.  Para isto, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.   

Grão-Mestre
Corda Branca - "O Diamante" - É o mineral que reflete todas as cores. É o mais duro e resistente minério. É dele que todo o sistema ABADÁ se sustenta para a preservação de seus ideais. É no branco que todas as cores se reúnem. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósito, que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos. Só haverá um Grão-Mestre na ABADÁ. Todos estes atributos estarão concentrados numa única pessoa, que terá a responsabilidade maior de conduzir os destinos da ABADÁ.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO INFANTIL

Pontinha (até 8 anos)

- Iniciante (corda crua)

- 2 a 3 anos (uma ponta crua e uma ponta amarela)

- 4 anos (duas pontas amarelas)

- 5 anos (uma ponta amarela e uma ponta laranja)

- 6 anos (duas pontas laranjas)

- 7 anos (uma ponta laranja e uma ponta azul)

- 8 anos (duas pontas azuis)

Infantil (de 9 a 17 anos)

Iniciante
Corda Crua 


Aluno
Corda Crua e Amarela

Corda Amarela

Corda Crua e Laranja

Corda Amarela e Laranja

Corda Laranja

Corda Crua e Azul

Corda Amarela e Azul

Corda Laranja e Azul 


Aluno Graduado
Corda Azul 

O aluno receberá a corda azul somente ao completar 17 anos, passando a seguir a graduação adulta.